Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sete Vidas Como os gatos

More than meets the eye

More than meets the eye

Sete Vidas Como os gatos

10
Mai08

O pífio 'Apito Final', ou 'de páifio fainal apaito', em estrangeiro.

Rui Vasco Neto

Pinto da Costa foi suspenso por dois anos, João Loureiro foi suspenso por quatro anos e João Bartolomeu, presidente da SAD da União de Leiria, foi suspenso por um ano. O tricampeão português FêCêPê perde seis pontos, o Boavista desce de divisão e a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, perde três pontos. Isto só para começar a cumbersa. Mas há mais. Além de perder seis pontos, o FêCêPê foi ainda condenado ao pagamento de uma multa total de 150 mil euros, enquanto o seu presidente, o impagável Jorge Nuno dos casórios com gajas complicadas, foi punido com uma multa de dez mil euros a juntar à suspensão por dois anos, o que lhe deve ter complicado os trocos durante uns dois dias ou três. Tudo isto por dois processos instaurados pela LPFP, seguidos, por corrupção tentada e agora comprovada. Como dizia o saudoso António Silva, n'O Leão da Estrela': 'Ora toma lá que já almoçaste!'. Ponto, mas não final. Apenas parágrafo.

 

Estas são algumas das punições deliberadas pela Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no âmbito do caso ‘Apito Final’. Os clubes foram notificados esta sexta-feira e podem recorrer das sanções até à próxima semana, mas o FêCêPê do Jorge já mandou dizer que tá-se bem, ksslixe, mais ponto menos ponto... não se fala mais nisso. E com mais ou menos cumbersa, mais ou menos reacção, declaração, contestação, afirmação ou palavrão a verdade é que o assunto já não tem mais assunto, esgotou-se na solução oferecida pela justiça nacional. Põe-se uma pedra sobre a coisa e acabou-se. Um destes dias, claro.

 

Bem, os mais ingénuos perguntarão nesta altura: "Então mas a justiça não falou já? E não tem a última palavra nestas coisas?". Pois há que recordar a essas almas generosas que não senhor, nestes casos nem sequer há a última palavra, propriamente dita. O que há (ou vai haver, calma, isto foi hoje, há bocadinho...) é a ironia final, acreditem, o derradeiro vexame da decência nacional, a humilhação final que vai acontecer no dia e na hora em que um destes padrinhos da bola largar aos microfones, ávidos do favor de um bitaite chicaneiro para pagar audiência, a grande posta da que antes de o ser já o era: eu cá sou inocente, foi mais uma grande injustiça, mas nós já estamos habituados e blá blá blá. E o mais provável é que o escolhido seja o de sempre, a vedeta do costume, pioneiro dos atrevidos de serviço, o capo da piada fácil e resposta pronta, faraó dos caga-postas e pentaarrebentacampeão, carago, o máióre, o gajo que manda e mainada: o Xorge! Deixem cum ele qu'ele é kssabe, carago, dá-lhes que cuntar e bibópuerto, carago! E a populaça vai aplaudir em delírio; e vai pular e gritar e espumar e rojar-se aos pés deste barro moldado à medida do seu deslumbramento saloio. E vai chorar por mais, provada a sacanagem, ébria de uma impunidade só sonhada em noites muito, mas muito loucas, mesmo! Bocês biram cumo se fache, fuôdasse? É dar-lhes a bolta, carago, num há que ter medo, ora beijam o Xorge Nuno e apreandam, carago. Apreandam.

 

E pronto. Ontem já passou, amanhã é outro dia, a vida são só dois e o carnaval só três. P'rá frente é que é o caminho, para trás mija a burra. Vamos ao que ficou no pó da estrada, no eco dos dias. Gravado na pedra, de gelo.

A SAD portista recusou comentar as sentenças da Comissão Disciplinar. O antigo presidente da SAD do Boavista, João Loureiro, além de suspenso por quatro anos terá de pagar uma multa de 25 mil euros. A SAD do Boavista, punido com a descida de divisão e uma multa total de 180 mil euros, já disse em conferência de imprensa que o clube vai recorrer para o Conselho de Justiça de Federação Portuguesa de Futebol. A SAD da União de Leiria informou que vai recorrer da multa de 40 mil euros a que foi condenada por alegada tentativa de corrupção, porque diz “não compreender nem aceitar” a punição relativa à “hipotética entrega de um telemóvel” ao árbitro assistente do jogo União de Leira-Belenenses, da 20.ª jornada da Liga da época 20032004 (1-1), Bernardino Silva. A Comissão Disciplinar da Liga de Futebol puniu o profissional Augusto Duarte com seis anos de suspensão, Jacinto Paixão com quatro, e Martins dos Santos com três anos. Estas deliberações resultam do processo desencadeado através das certidões extraídas do caso ‘Apito Dourado’, relativo a corrupção desportiva. E sim, foi uma porra chegar ao fim deste processo, duas porras provar fosse o que fosse, e um milagre o pouquíssimo que se conseguiu.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sete vidas mais uma: Pedro Bicudo

RTP, Açores

Sete vidas mais uma: Soledade Martinho Costa

Poema renascido

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2007
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D